quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Empreendedor




É o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração e execução. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também utilizado no cenário econômico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existe.

Exemplo de superação e Empreendedorismo:

Victor Syaluys sócio-fundador do Ache, o segundo maior laboratório nacional, com faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2007 -, Syaulys é hoje um empreendedor, administra a Product Innovation criada em 2003, a presidência do conselho de acionistas do Ache , o envolvimento com a Laramara, ONG criada por ele em parceria com sua esposa Mara e Lara filha caçula que perdeu a visão nos primeiros dias de vida. Esta ONG esta voltada para a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Tudo isso seria normal para um executivo comum se não enfrentasse ao longo da carreira, recebeu quatro diagnóstico de câncer leucemia mielóide aguda, sendo esse último o mais grave. Segundo Syaulys conseguiu se recuperar das outras situações com muito empenho ao trabalho, fazendo reuniões e gerenciando seus negócios dentro de um hospital, e afirma que com esse não será diferente. A prova disso é a PI que está reproduzindo um medicamento descoberto nos Estados Unidos capaz de alterar o código genético da célula cancerígena e transformá-la em célula útil. Vale ressaltar que Syaluys é a cobaia dessa pesquisa. No dia 18 de junho Victor enviou uma mensagem aos seus funcionários e amigos, e a frase final dessa mensagem fica como um grande exemplo para futuros empreendedores “Como você percebe, não vou me render facilmente a este novo desafio...”

Sandra Pinho




Fonte Época Negócios nº 19/ setembro 2008.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Administrar.


A administração é uma área de atuação que vem se expandindo, evoluindo e sendo reconhecida com valores devidos. “A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.” (CRA,2008). A área administrativa apesar de nova já passa por várias evoluções, não necessariamente oficiais. Evoluções, essas, que fazem parte do senso comum do mundo administrativo, proporcionadas pela própria dinâmica do mercado mundial. A profissão modelou as formas e foco do trabalho. Desde Taylor, em sua primeira escola administrativa (Escola da Administração Científica) tendo como um dos seguidores o lendário Henry Ford (fundador da Ford SA.), em que a administração focava-se na racionalização de tempo no trabalho do indivíduo para maior obtenção de lucro, passando-se, hoje, para a era do conhecimento, onde se é mais válido o que esta na mente de seus executivos que o próprio produto. Junto coma área, “sofre” a mutação o próprio profissional que segue as exigências do mercado, tendo que ser cada vez mais flexível e tornando-se uma espécie de camaleão em sua atuação. O administrador passa por uma evolução drástica, quebrando paradigmas das próprias escolas administrativas, onde se fundia administradores com líderes e dividiam-se entre: Autocrático, Democrático e Liberal. Cada um com perfis distintos onde prevalecia nos argumentos administrativos o estilo democrático como o mais coerente. O líder democrático é o perfil onde se dá espaço a ouvir opiniões dos subordinados e analisar de forma cautelosa suas decisões. Hoje, o líder se torna global, e o foco passa a ser o conhecimento e seu papel é formar outros líderes valorizando assim a informação, como expressa a administradora Regina Bueno,(CRAWEB/2008) “Todo administrador deve ter consciência do papel na sociedade e com certeza durante a jornada tanto na vida pública, em empresas privadas e na área educacional/: como docente, sempre procurar ser um cidadão responsável e acima de tudo ético e leal aos seus ideais e aos princípios morais da sociedade mais justa e humanizada tem sido nossa bandeira”. A área do futuro é apenas uma criança e somos nós estudantes de Administração, pessoa que surgem na era do conhecimento que faremos o sucesso da organização humana. A administradora Regina Bueno, ainda nos incentiva dizendo, “você que está iniciando sua vida profissional não desista nunca de seus sonhos, o segredo dos resultados é o trabalho. Trabalhe... plante... e um dia no futuro bem próximo você terá “eco” e “colherá” com certeza os frutos de uma carreira brilhante. É só você acreditar! Parabéns por ser um jovem Administrador Empreendedor. Não importa sua idade cronológica, o que realmente ficará contabilizado é a sua atitude. Parabéns por fazer parte desta história!... Parabéns!...”.

Bruno Vasques

Sejam Bem Vindos.

A partir de hoje estaremos dividindo matérias, comentários, filmes, textos diversos, argumentos plausíveis do mundo administrativo. Aqui poderemos interagir e melhorar cada vez mais os assuntos abordados e a linguagem utilizada. Esse Blog é composto por dez alunos do segundo semestre de administração da faculdade castro Alves, que são: Ana Cláudia, Bruno Vasques, Luciana Motta, Maria Bethania, Mateus, Mirna Maiane, Patricia Elaine, Rodrigo Villa, Sandra Pinheiro e Uelinton. Teremos matérias de comportamento, crítica de publicações, cultura, arte, lazer e entretenimento, para que assim possamos desenvolver na prática assuntos e questionamentos adquiridos em sala. Tudo para que possamos descobrir uma forma prazerosa e simples de discutir administração.

Sejam todos bem vindos ao FeedBack on line, o mundo administrativo em um click.