quarta-feira, 24 de setembro de 2008

RAY CHARLES

Um cantor famoso que superou sua deficiência visual através da música, e da forte influência de sua mãe. Ray teve uma infância pobre, sem pai, ao lado da mãe e do irmão pequeno. Mas uma tragédia o persegue pelo resto da vida e passa a ser o seu maior fantasma, quando presencia a morte do irmão e logo depois perde a sua visão. Em contrapartida cria aptidões pela música, conquistando e encantando gerações.
Podemos notar na trajetória da vida de Ray Charles influências das programações positivas e negativas.

Esquema da Subjugação
Origem : Pais excessivamente rígidos
Ex : Areta mãe de Charles
Emoções : Frustração e Raiva
A não aceitação inicial da cegueira,Vergonha e humilhação sensação de ser defeituoso, quando criança teve medo de sair de perto da mãe recusando-se a freqüentar a escola para cegos.

Esquema do Fracasso
Crença : Sente-se no fundo um fracassado apesar de ser bem sucedido (Seja esforçado), mesmo possuindo habilidades que o deixavam totalmente independente.
Não sou capaz de ser amado : As pessoas no inicio de sua carreira usavam-no só para ganhar dinheiro não lhe dando atenção. Ray sente-se fracassado aceitando a rejeição dos falsos amigos, iniciando no mundo das drogas.

Esquema Perfeccionismo:
Emoção : Tristeza porque a pessoa não é aceita pelo que é, mas pelo seu desempenho.

Esquema do abandono:
Emoções : Medo, tristeza e pavor de ficar isolado (momento que desencadeava as crises que lhe traziam lembranças da morte de seu irmão, juntamente com as lembranças vinha também um forte sentimento de culpa).

Antídoto:
Confiar em si próprio. Como podemos observar no final do filme Ray teve muita força de vontade e alto confiança junto com o apoio de sua família iniciou um tratamento contra as drogas, livrou-se do sentimento de culpa pela morte do irmão, conseguindo assim superar mais um dos obstáculos de sua vida.

Com base no filme RAY, que conta a trajetória de vida do Sr Ray Robson Charles, nascido em 1930 que veio a falecer em 2004 aos 74 anos, no auge de sua carreira sendo aclamado por critica e público.








Uelinton , MªBetania e Sandra Pinho.


Nenhum comentário: